Benefícios da maçã

Benefícios e propriedades da maçã

Os benefícios da maçã já influenciaram um ditado antigo, que prevalece na sabedoria popular: "Uma maçã por dia afasta a ida ao médico". A maçã é uma fruta com excelentes qualidades para a saúde, é rica em fibras, Vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, magnésio e flavanóides que auxiliam na prevenção de doenças cancerígenas, doenças cardiovasculares e melhora a taxa de glicose no sangue nas diabetes tipo dois.

Propriedades da maçã: anti inflamatórias, adstringentes, diuréticas, bactericidas, cicatrizantes, laxantes, descongestionantes, anti inflamatórias, saciantes, emolientes.

Benefícios e propriedades da maçã


  • Melhora a taxa de glicose no sangue e reduz o risco de diabetes.
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Ajuda nas dietas de emagrecimento
  • Melhora a saúde do estômago
  • Alivia a azia e o refluxo
  • Regula o ciclo menstrual, a fertilidade e estimula a libido.
  • Previne o cancro
  • protege os dentes e previne a carie
  • Reduz o mau colesterol
  • Melhora as funções respiratórias
  • Previne a ocorrência das doenças cardiovasculares
  • Melhora a saúde cerebral

A atuação da maçã na saúde


A maçã ajuda a prevenir crises de asma e melhora a capacidade respiratória. Estudos realizados em 2007 indicaram que as mulheres que consumiram esta fruta, mostraram-se menos propensas a ter filhos com asma.

Previne o cancro. Estudos feitos em 2004 na França encontraram uma substancia capaz de auxiliar na prevenção do cancro do cólon. Em 2007 nos EUA outros estudos descobriram uns compostos adicionais chamados triterpenóides que combatem o cancro do fígado, do cólon e da mama.
A maçã contém quercetina um antioxidante que combate o envelhecimento precoce das células e estimula o sistema imunológico. Esta substancia encontra-se principalmente na polpa desta fruta.

Os benefícios da maçã melhoram a função digestiva, e a saúde estomacal. Ela possui substancias cicatrizantes que permitem melhorar os quadros de ulceras, gastrites, melhoram inclusive os sintomas de azia e de refluxo. 

Ajuda nas dietas de emagrecimento. A pectina, uma fibra encontrada na casca da maça, cria a sensação de saciedade e permite assim reduzir o apetite. Além disso a maçã inibe a vontade de comer doces e salgados. Erros que deve evitar se quer emagrecer

Melhora as funções cerebrais, aumenta a concentração e diminui o risco de Alzheimer e Parkinson. A maçã é rica ácido fosfórico, vitamina C e vitaminas do complexo B, que estão intimamente ligadas à saúde do cérebro.

Diminua a carie dentária.A maçã também é conhecida como escova de dentes natural, ajuda a proteger a superfície dos dentes e das gengivas. Morder e mastigar uma maçã provoca um atrito que possibilita a remoção da placa bacteriana e resíduos alimentares, estimula a produção de saliva e consequentemente diminui a quantidade de bactérias patogênicas. Além disso o próprio sumo da maçã têm a capacidade de matar 80% das bactérias causadoras de caries.

A maçã ajuda a reduzir o mau colesterol. A pectina existente neste fruto ajuda a formar uma fibra na parede intestinal e deste modo dificulta a absorção dessa gordura.

Reduz as probabilidades de vir a sofrer de um Acidente Vascular Cerebral. As frutas de polpa branca como a maçã e a pera, inibem a produção de moléculas inflamatórias causadoras de problemas cardíacos. Segundo um estudo efetuado pela Universidade de Wageningen na Holanda, o consumo destes frutos pode inibir até 52% a possibilidade de vir a sofrer de um AVC.

Curiosidades sobre a maçã


Os benefícios da maçã aumentam quando consumida com a casca, pois é nesta que se encontra a maior concentração de substancias ativas. Existem inúmeras formas de consumir esta fruta, em saladas, em doces ou em salgados.

Uma maçã verde com 130 gramas contém  79 calorias, mas se for uma maçã vermelha com as mesmas 130 gramas vai conter aproximadamente 85 calorias.

A maçã têm um poder adstringente tão forte que ela consegue absorver os maus maus cheiros intensos quando colocada em ambientes fechados. Experimente colocar uma maçã cortada em quartos num carro e verá que ela absorverá qualquer tipo de odores, incluindo cheiro a tabaco.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...