Benefícios da berinjela

Beringela

A beringela originária da India,  é um fruto cheio de propriedades, bloqueia a formação de radicais livres, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e é uma excelente fonte de potássio e ácido fólico.
A sua casca contem  antocianina, um potente antioxidante, responsável pela cor purpura e brilhante da casca da beringela

Os principais benefícios e propriedades da beringela

Têm um efeito protector das células. Estudos laboratoriais revelaram que a antocianina contida na casca, actua como um antioxidante, anulando o efeito dos radicais livres que danificam as membranas das células.

Problemas digestivos. A beringela é rica em fibras, estas beneficiam o transito intestinal, sendo indicadas na obstipação e indigestão.

Contribui com a redução dos níveis de colesterol. Estudos feitos revelaram que a toma diária do seu sumo, reduz os níveis de colesterol e promove a saúde dos vasos sanguíneos reduzindo o risco de arterosclerose.

Beneficia a saúde do cérebro. Contém um antioxidante que ajuda ao na protecção dos lípidos das membranas celulares no cérebro.

Auxilia nos processos de emagrecimento. Este fruto contém uma substancia chamada saponina que quando presente no sangue impede o organismo de absorver as gorduras. É rica em fibra, essencial numa a boa digestão, no bom equilíbrio do organismo e é fundamental na perda de peso.

Optimiza a saúde do coração. A sua acção na redução do colesterol e a sua colaboração da melhoria no fluxo sanguíneo, contribui na prevenção de problemas cardiovasculares como ataque cardíaco entre outros.

Desintoxicante e purificante. O seu alto teor em potássio possibilita um equilíbrio na libertação de fluidos e na libertação de toxinas.

Combate a celulite. Contém substancias anti-inflamatórias que participam na redução da celulite, já que esta é provocada pela inflamação das células provocada por toxinas. Como combater a celulite

Valor  nutricional aproximado, de 100 gramas de beringela crua


Energia-15 calorias
Potássio-210 miigramas
Fibras- 2 gramas
Folato-18 microgramas

Uso culinário da beringela 


A beringela proporciona óptimas receitas e pode facilmente ser combinada com outros alimentos. Pode ser cozida grelhada assada ou frita. Sendo necessário algum cuidado com a ultima opção. A beringela é um fruto pouco gordo, mas absorve muita gordura. Para atenuar esta absorção, podem se extrair os sucos, cortando-a ás rodelas e salgando-a por uns 20 minutos. Depois é só passar por água, enxugar e dar largas à imaginação.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...