Benefícios das Castanhas

Benefícios e propriedades das castanhas para a saúde

As castanhas são o fruto do castanheiro (Castanea sativa), que pertence à família Fagaceae. Assadas ou cozidas são uma tentação das noites frias. Congeladas ou piladas, as castanhas utilizam-se durante todo o ano nas mais diversas aplicações culinárias. São muito populares em Portugal, onde marcam uma presença assídua nas noites frias de Outono.

A castanha contém propriedades muito interessantes para a saúde. É único fruto oleaginoso a conter uma quantidade significativa de vitamina C ( uma média de 50 mg por 100 gr ), 60% das necessidades diárias de um adulto.

As castanhas engordam menos que os outros frutos secos, têm um teor de gordura  baixo, o que faz deste fruto um alimento menos calórico, com um valor de  200 kcal por 100gr.
São ricas em magnésio, em potássio, fosforo, vitaminas E, B1, B2 e B6,  uma excelente fonte de fibras e contém uma grande concentração de amido..

8 boas razões para incluir as castanhas na sua alimentação


  1. As castanhas diminuem os sintomas de quem sofre de doenças renais, hepáticas e da gota.
  2. Estes frutos contêm substancias que ajudam a alcalinizar o sangue, facilitam a eliminação dos ácidos através da urina. Isto permite manter o organismo em equilíbrio, combater o ácido úrico e prevenir alguns tipos de cancro.
  3. Por serem ricas em vitamina C, contribuem com a saúde dos vasos sanguíneos e melhoram o desempeno do sistema imunitário e fortalecem o organismo contra as doenças infecciosas 
  4. A castanha é rica em vitamina E um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, previne o envelhecimento precoce, doenças cronicas como o  Alzheimer, Parkinso, cancro e doenças cardiovasculares.
  5. Protegem o cérebro e melhoram as funções intelectuais, a explicação está no facto das castanhas serem ricas em minerais importantes para o sistema cognitivo.
  6. A vitamina B e o fosforo contidos nestes frutos, contribuem para um sistema nervoso saudável, sendo bastante indicadas em pessoas que sofrem de stress. 
  7. Contribuem no desenvolvimento dos ossos e dos dentes.
  8. Parte das propriedades das castanhas são devido às fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, estas previnem a obesidade e reduzem do colesterol, entre outros.

As castanhas são isentas de glúten e podem ser consumidas por pessoas com a doença celíaca.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...