As castanhas são o fruto do castanheiro (Castanea sativa), que pertence à família Fagaceae. Assadas ou cozidas são uma tentação das noites frias. Congeladas ou piladas, as castanhas utilizam-se durante todo o ano nas mais diversas aplicações culinárias. São muito populares em Portugal, onde marcam uma presença assídua nas noites frias de Outono.
A castanha contém propriedades muito interessantes para a saúde. É único fruto oleaginoso a conter uma quantidade significativa de vitamina C ( uma média de 50 mg por 100 gr ), 60% das necessidades diárias de um adulto.
São ricas em magnésio, em potássio, fosforo, vitaminas E, B1, B2 e B6, uma excelente fonte de fibras e contém uma grande concentração de amido..
8 boas razões para incluir as castanhas na sua alimentação
- As castanhas diminuem os sintomas de quem sofre de doenças renais, hepáticas e da gota.
- Estes frutos contêm substancias que ajudam a alcalinizar o sangue, facilitam a eliminação dos ácidos através da urina. Isto permite manter o organismo em equilíbrio, combater o ácido úrico e prevenir alguns tipos de cancro.
- Por serem ricas em vitamina C, contribuem com a saúde dos vasos sanguíneos e melhoram o desempeno do sistema imunitário e fortalecem o organismo contra as doenças infecciosas
- A castanha é rica em vitamina E um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, previne o envelhecimento precoce, doenças cronicas como o Alzheimer, Parkinso, cancro e doenças cardiovasculares.
- Protegem o cérebro e melhoram as funções intelectuais, a explicação está no facto das castanhas serem ricas em minerais importantes para o sistema cognitivo.
- A vitamina B e o fosforo contidos nestes frutos, contribuem para um sistema nervoso saudável, sendo bastante indicadas em pessoas que sofrem de stress.
- Contribuem no desenvolvimento dos ossos e dos dentes.
- Parte das propriedades das castanhas são devido às fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, estas previnem a obesidade e reduzem do colesterol, entre outros.
As castanhas são isentas de glúten e podem ser consumidas por pessoas com a doença celíaca.
É uma fruta de que mais gosto
ResponderExcluir