Não me canso de falar do alecrim, esta planta denominada também por erva da alegria, que têm sido sido objecto de vários estudos ao longo dos anos.
Trata-se de uma planta com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, bactericidas, anticépticas, estimula o relaxamento muscular e possui ação fortificante, entre outros benefícios (Propriedades do alecrim).
A sua alcunha de erva da alegria, nasce do facto desta planta conter óleos essenciais, que favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar.
O chá de alecrim é bastante consumido pelas suas diversas indicações. É indicado nos problemas respiratórios, azia, dores de cabeça, debilidade cardíaca, hemorroides, depressão, insônia, combate o cansaço físico e mental, problemas de irrigação sanguínea e estimula a digestão.
Na idade média acreditava-se neste chá como fonte de rejuvenescimento. Segundo reza a historia a Rainha Elisabeth da Hungria, recebeu aos 72 anos uma formula do chá de alecrim através das mãos de um monge. Na altura estava praticamente paralítica e sofria de gota. Diz-se que recuperou que com este preparado recuperou a saúde, a alegria e a beleza.
10 razões para beber chá de alecrim
1-Gripes e constipações: Com ação expectorante e estimulante o chá de alecrim alivia as crises de asma, gripe, constipações e tosse incluindo as que são acompanhadas de catarro.
2-Hipertensão: Pelas suas características medicinais que ajudam a melhorar a circulação sanguínea esta planta ajuda amenizar a tensão alta.
3-Redução dos gases: A sua ação carminativa ajuda na redução de gases intestinais, responsáveis pelo desconforto e mau estar de quem sofre deste mal.
4-Anemia: Controla a temperatura do sangue e consequentemente de todo o corpo. É recomendado nos problemas de anemia, má irrigação sanguínea, menstruações insuficientes e para o alivio de cólicas menstruais. As mulheres com períodos menstruais longos não devem abusar desta infusão, já que ela estimula o fluxo menstrual.
5-Perda de peso: O seu bom desempenho na irrigação dos órgãos e a sua ação desintoxicante, favorece o aumento do metabolismo e consequentemente a perda de peso.
6-Queda de cabelo e caspa: Deve-se beber o chá de alecrim e enxaguar o cabelo com ele. Saiba mais sobre a queda de cabelo.
7-Memoria: O alecrim aumenta o fluxo de sangue, estimulando cérebro e a memoria e aumentando a capacidade de aprendizagem. Contem um antioxidante, essencial para o sistema nervoso, que ajuda a atenuar as situações de stress e de estafa mental.
8-Saúde e beleza da pele: A infusão de alecrim ocasiona muitos benefícios para a pele. Têm ação anti-inflamatória, refrescante, cicatrizante, anti-séptica e tonificante. Beneficia o tratamento de peles oleosas e com acne, ajuda na cicatrização e estimula a circulação periférica. Embeba um algodão no chá de alecrim bem concentrado e passe na pele.
9-Problemas digestivos: Alivia cólicas intestinais e espasmos, estimula a libertação da bile o que ajuda à digestão das gorduras.
Reumatismo: Devido a sua ação analgésica a infusão de alecrim quando aplicada localmente em forma de compressas atenua as dores.
10-Diabete: Ajuda na assimilação de açúcares.
Como fazer o chá de alecrim
Como fazer este chá ou melhor dito, infusão: Leve 1 litro de água ao lume. Quando esta levantar fervura adicione 2 colheres de sopa de alecrim. Retire do lume e deixe em infusão cerca de 10 minutos.
Tome de preferência 2 vezes ao dia, preferencialmente uma antes de dormir.
Encontrará facilmente esta planta em qualquer ervanário e supermercado. Mas poderá também adquirir uma planta de alecrim, plantá-la no jardim um num vaso e colocá-lo no canto de uma varanda e desta forma ter a certeza que consome um produto sem agrotóxicos: (Cultivo do alecrim-Rosmarinus officinalis)
ótimas infos, mais um aprendizado.muito obrigada
ResponderExcluirObrigada Web
ResponderExcluirMuito bom !
ResponderExcluirObrigado
Obrigado Reinaldo Ferreira !
ExcluirMuito bom, gostei das informações.
ResponderExcluirObrigada, pela tão boa informação.
ResponderExcluir