No verão as infecções urinárias são mais frequentes, principalmente nas mulheres em que este problema é mais comum.
A explicação está no aumento da transpiração, que contribui com o aumento de calor e humidade junto à área genital, que por sua vez favorece a proliferação de um fungo que existe normalmente em pequenas quantidades na vagina. Este fungo faz parte da flora vaginal, designa-se candida albicans , que provoca uma infecção conhecida por candidíase.
Existem porem outras factores que contribuem no desenvolvimento da candidíase nas épocas quentes,
Cuidados a ter no verão para evitar a infecções urinárias
Permanecer com o fato de banho muito tempo húmido depois de ir à agua. Se estiver-mos a apanhar banhos de sol ele acaba por secar rápidamente, mas o ideal seria fazer a troca.
Use roupa arejada como saias e vestidos. Usar roupa apertada entre as pernas ou o uso de roupa intima de tecidos sintéticos, potenciam o calor e a humidade nessa área potenciando a proliferação da infecção.
Evite os tampões assim como os pensos higiénicos com perfume e aplique-os sempre depois dos hábitos de higiene diários. Mantenha-os de 3 a 6 horas dependendo do fluxo menstrual.
A higiene é muito importante é um factor essencial para a prevenção, contudo tenha cuidado com alguns sabonetes íntimos que podem alterar o pH e favorecer o desenvolvimento de uma infecção.
Outra medida importante é urinar sempre antes de deitar e após as relações sexuais e pelo dia fora não retenha a urina por demasiado tempo.
A ingestão de líquidos é essencial, deve-se beber uma média de 2 litros de água por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário