Benefícios do mirtilo (blueberry)

Benefícios do mirtilo (blueberrie)

As qualidades do mirtilo são indiscutíveis, é reconhecido como o rei dos alimentos anti oxidantes ou o fruto da juventude, atrasa os efeitos do envelhecimento e ultrapassa as vantagens da maioria dos vegetais. Esta vaga também conhecida por blueberry, é de tal modo poderosa, que é indicada na dieta dos astronautas da NAZA. Podemos considerar o mirtillo como uma planta medicinal, da qual se podem usar todas as partes, fruto, folhas, flores e raízes.

Principais benefícios do mirtilo para a saúde


Nos últimos tempos o mirtilo têm sido objecto de vários estudos um pouco por todo o mundo, que determinaram que este fruto é detentor de propriedades, anti oxidantes, anti inflamatórias, anti sépticas, anti diarreicas e anti hemorrágicas.

Reduz o colesterol e promove a saúde cardiovascular.


Alguns estudos realizados nos estados unidos, referenciaram o mirtillo como um importante auxiliar na redução do colesterol e mais competente que alguns medicamentos. O mirtilo contem fibras, apresenta poucas calorias e não contém sódio, três aspectos importantes para a prevenção das doenças cardiovasculares e para a redução da hipertensão. As capacidades anti inflamatórias dos mirtilos também são de grande ajuda para manter a integridade dos vasos capilares, protegendo-os dos danos provocados pelos radicais livres.

Mirtilo contra o cancro


As propriedades anti oxidantes e os flavonóides presentes nos mirtilos e noutras frutas semelhantes são muito importantes na prevenção de alguns tipos de cancro, dos quais se destacam o cancro da mama, do esófago, do cólon e do intestino. Este fruto quando consumido diariamente, consegue limitar o desenvolvimento e a severidade de determinados tipo de cancro e até de algumas doenças vasculares.

De acordo com estudo realizado em Los Angeles por pesquisadores da City Of Hope, a ingestão de pó integral de mirtilho leva a uma diminuição do crescimento da metátese da forma agressiva do cancro do mama, da qual aínda existem poucos tratamentos. Veja mais sobre o estudo: como a blueberrie pode controlar o crescimento tumoral do cancro da mama.

Prevenção das doenças degenerativas.


Como já aqui foi referenciado o mirtilo possui fortes propriedades anti oxidantes, que são de extrema importância na prevenção do envelhecimento precoce o principal responsável das doenças degenerativas, onde se incluem a doença de alzheimer, entre muitas outras.
Sabe-se também que o mirtilo melhora a memoria, a coordenação motora, reduz a degradação cerebral e melhora os estados de depressão. Este fruto também foi referenciado pela capacidade de restaurar pequenos danos no cérebro, causados pelo envelhecimento.


Melhoram a visão.


Esta baga também conhecida por blueberry têm uma grande concentração de antocianina, uma substancia que melhora a visão, reduz a fadiga ocular, protege a retina contra os danos provocados pelos radicais livres, e melhora a saúde ocular de pessoas com distúrbios instalados. Este fruto também ajuda a prevenir cataratas, protege a vista contra a degeneração provocada pelo envelhecimento e contra as retinopatias diabéticas.

Contra infecções urinárias.


Estudos recentes provaram que o sumo de mirtilo não só previne as infecções urinarias como também as ajuda a curar. A explicação está no facto deste fruto conter propriedades anti bacterianas, anti oxidantes e no facto ser rico em vitamina C.
Nas infecções urinárias é aconselhado o consumo de mirtilo em forma de sumo porque a ingestão de líquidos é essencial na limpeza do trato urinário, já que evita o acumulo de bactérias no aparelho urinário. Os sumos feitos em casa são os mais indicados, mas os comprados também contêm alguns benefícios, apesar do seu processo ser mais duvidoso. O chá de das folhas de mirtilo, também é aconselhado na prevenção e na cura das infecções urinárias. Leia mais sobre: Como tratar infecções urinárias

Cuidados a ter com o mirtilo


Devemos ter em atenção que o mirtilo ou as suas folhas não devem ser consumidos mais de 3 meses seguidos, devido a conter determinadas substancias, que podem causar algum tipo de sensibilidade digestiva, seja do estômago,ou dos intestinos, principalmente nas pessoas com predisposição para ulceras e gastrites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...