Beneficios da sálvia

Beneficios e propriedades da sálvia

A sálvia, cujo nome cientifico é sálvia officinalis, pertence à familia lamiaceae, também é conhecida por salva das farmácias, erva santa, salva das boticas e erva sacra. Acredita-se que foi introduzida na Europa pelos romanos que a consideravam uma planta sagrada.
Esta planta medicinal prenda-nos com diversos benefícios para a saúde, é detentora de propriedades antioxidantes, ansiolíticas, anti inflamatórias, antimicrobianas e calmantes. Sendo uma boa fonte de flavonoides fenólicos, luteolina, entre outras substancias, a sálvia é utilizada como medicamento em diversas patologias como Alzheimer, reumatismo, problemas gastrointestinais, entre outros.

Principais benefícios e propriedades da sálvia


Estimula a vesícula biliar, melhora a digestão, atenua a azia, alivia as cólicas intestinais, a diarreia e favorece o transito intestinal. Como é uma planta carminativa a sálvia ajuda a eliminar os gases os principais responsáveis pelo aumento e inchaço da barriga.

A sálvia contém propriedades calmantes que contribuem para a estabilidade do sistema nervoso, reduzem os sintomas de depressão, controlam a ansiedade, auxiliam no equilíbrio do humor e propiciam uma melhor noite de sono.

Pela sua acção diurética esta planta medicinal consegue auxiliar na eliminação de líquidos, evitar a retenção destes e o consequente inchaço do corpo.

A sálvia contém propriedades anticépticas que contribuem para a cura de feridas e ulceras, aceleram a regeneração da pele e combatem os efeitos nefastos provocados pelas bactérias. Impregne uma compressa na infusão de sálvia e aplique directamente no local pretendido. Este procedimento também funciona nas dores de cabeça.

O consumo continuado da infusão de sálvia auxilia na limpeza do sistema respiratório, alivia os ataques de bronquite e as manifestações de catarro.

O infusão da sálvia é uma grande aliada das mulheres, atenua as hemorragias menstruais e alivia os sintomas da menopausa, atenua os calores e os afrontamentos provocados por esta condição.

Controla a sudação excessiva. A sálvia é um bom remédio para os que sofrem de transpiração extrema, principalmente os que transpiram muito de mãos e pés.

Ajuda a tratar as infeções da boca e da garganta. Ela têm ação antisséptica e antimicrobiana, desinfeta e alivia os problemas da boca, gengiva e garganta, mastigando lentamente uma folha.


Curiosidades e outras utilidades da sálvia


Segundo a ciência ayurveda esta planta medicinal trás energias positivas e é prática recorrente queimar as folhas de sálvia para defumar e afastar as energias negativas da casa. Sob a forma de infusão, é igualmente usada em banhos a fim de afastar o mau olhado. No mundo esotérico, a sálvia é considerada como um incenso natural e é bastante usada para afastar as más energias.

A palavra sálvia deriva da palavra "Salvus" em latim, que significa boa saúde ou salvação. Na antiga Roma acreditava-se que esta planta tinha propriedades para curar várias doenças e salvar as pessoas da morte.

Na horta a sálvia ajuda a repelir várias pragas, entre elas a borboleta branca da couve, por outro atrai insectos úteis como o caso das abelhas.

Uso da sálvia na cozinha


Possui um toque ligeiramente apimentado e amargo, mas agradável.
Combina bem com carnes vermelhas e brancas como coelho, porco, carne de ovelha e de pato. Os peixes gordos também têm a ganhar com o toque da sálvia.

Contra indicações da sálvia


Recomenda-se especial atenção em pós cirurgias, lactentes, pacientes com insuficiência renal, diabetes e com tensão alta, procure orientação médica antes da sua ingestão. Como têm capacidades abortivas não é de todo aconselhada em mulheres grávidas.
Evite tratamentos prolongados e a toma de grandes concentrações, quando tomada por períodos prolongados esta planta medicinal pode tornar-se tóxica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...