O perigo das batatas verdes

O perigo das batatas verdes

A batata é um dos alimentos mais comuns pelo mundo fora,é a base de alimentação de vários povos e dá origem às mais deliciosas receitas. Quando cozinhada correctamente surge como um marco numa dieta saudável, com vários benefícios para a saúde e para o bem estar. Leia mais sobre: os benefícios da batata para a saúde 

É comum aparecerem batatas com manchas verdes e a maioria das pessoas não lhe dá grande importância. Mas saiba que esta mancha não têm nada a ver com o estado de maturação da batata e sim com o acumulo de uma substância chamada  solanina e clorofila.

Porque é que as batatas ficam verdes?


O verde da batata dá-se quando as batatas são expostas à luz solar e ao calor, elas produzem clorofila para captar a energia solar e alcalóides tóxicos para se protegerem dos insectos. Uma dessas substancias tóxicas  é a solanina que torna a batata meio amarga e em doses mais elevadas pode provocar sérios distúrbios gastrointestinais, neurológicos e em casos mais extremos pode levar à morte.
A clorofila é a responsável pela cor verde, mas não constitui um problema, apenas é um sinal visível da presença dos ditos alcalóides tóxicos.

Sintomas de consumo excessivo de solanina ( batata verde)


Náuseas
Diarreia
Dores abdominais
Sensação de queimação na zona da garganta
Dores de cabeça
Alucinações
Vertigens

Como evitar que as batatas de fiquem verdes


A melhor forma de prevenção da batata verde é afastá-la de qualquer tipo de luz solar, seja ela directa ou indirecta. O calor também é um factor potenciador deste processo, deve portanto acondicionar as batatas num local escuro, fresco e de preferência ventilado.

Um comentário:

  1. Costumo cobri-las com ramos de rebentos de eucalipto.Dizia a minha mãe que afugentava a borboleta que estraga a batata.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...