O alecrim possui poderes terapêuticos importantes e pode ser usado de diversas formas, seja em infusões, seco ou fresco. O óleo de alecrim é uma das formas de utilizar os importantes benefícios do alecrim, têm sido usado ao longo dos século para uma inúmera diversidade de fins.
As melhores vantagens do óleo de alecrim
O óleo de alecrim possui inúmeras propriedades para a saúde, entre elas destacam-se as propriedades anti inflamatórias e calmantes, que permitem melhorar o estado geral. Quando aplicado em massagem é facilmente absorvido através dos poros, o que permite reduzir vários tipos de inflamações como as da artrite, reumatismo e até das hemorróides.
Outra das grandes vantagens do óleo de alecrim são as suas propriedades anticépticas e antibióticos. Estes atributos permitem uma aceleração na cura e cicatrização de vários tipos de lesões superficiais. O óleo controla os microorganismos e acelera a regeneração da pele.
Aplicado no couro cabeludo, estimula o crescimento dos cabelos, combate a caspa e a queda de cabelo. Realize pequenas massagens e deixe actuar por alguns minutos antes de lavar os cabelos. Poderá também aplicar duas ou três gotas no shampoo e lavar o cabelo normalmente. Veja também: Alecrim para cabelos mais fortes
Melhora os sintomas da gripe e dos resfriados, como tosse, nariz entupido e congestão nasal. Coloque uma a duas gotas de óleo de alecrim no peito e na garganta a cada três horas e massaje até a pele absorver todo o óleo. No caso do nariz entupido, coloque uma gota de óleo de alecrim de cada lado do nariz, de forma a poder respirá-lo e desentupir as fossas nasais.
Curiosidades sobre o óleo de alecrim
O óleo de alecrim é muito concentrado, como tal deve ser diluído antes de usado, sob o risco de provocar irritações, coceira ou inflamação em pele mais sensíveis.
Este óleo é símbolo da vitalidade, espiritualidade, fidelidade e individualidade, a sua obtenção dá-se por meio da destilação das folhas da planta, mas poderá fazer uma versão caseira menos concentrada, mas não menos importante.
O óleo de alecrim deve ser evitado por grávidas, no passado ele era usado para provocar o parto.
Como fazer óleo de alecrim caseiro
Vai necessitar de 250 ml de azeite de oliva e uma chávena de folhas de alecrim secas.
Coloque o alecrim e o azeite numa taça refractária. meta a taça dentro de uma caçarola com água e leve ao lume a ferver muito lentamente, por umas três horas. Mantenha o recipiente abafado até a mistura arrefecer. Depois esprema a mistura com ajuda de um pano limpo. Deite num frasco de vidro esterilizado e rolhe bem. Este óleo de alecrim dura no máximo um ano, deve mantido em local fresco e escuro.
Faço um chá com 1-2 colheres de sopa de alecrim por dia com gengibre e um pouco de limão.deixo ferver tudo por 1-2 minutos. E espero uma hora ou pouco mais.o que aconselha ?
ResponderExcluir