Erva da Moda ou Picão branco (Galinsoga Parviflora)

Erva da moda (Galinsoga Parviflora) Picão branco

A erva da moda ou picão branco (Galinsoga Parviflora) pertence à família Asteraceael, é uma planta anual, com características invasoras, cresce espontaneamente em locais não desejados e pode atingir os 80 centímetros.

Estas planta é capacitada de propriedades anti inflamatórias, diuréticas, digestivas, vulnerárias e antiescorbútico. Todos estas propriedades tornam a erva da moda (Galinsoga Parviflora) uma aliada no tratamento das doenças do fígado, dores de estômago e outros distúrbios do sistema digestivo.
Na medicina tradicional têm sido usada no tratamento de infeções ginecológicas (banhos de assento), em doenças do trato respiratório (infusões das suas folhas) e na icterícia que acomete principalmente os recém nascidos, neste caso é usual dar banho com a infusão da erva da moda.

Principais benefícios e usos da erva da moda ou picão branco (Galinsoga Parviflora)


Trata irritações e feridas: O sumo da planta ajuda a coagular o sangue e acelera a cicatrização dos cortes e feridas. É útil no alivio da irritação provocada pelas urtigas, deve ser amassada e esfregada sobre a pele afetada. Também há relatos do seu tratamento na psoríase.
A infusão da erva da moda embebida numa compressa também serve para tratar irritações da pele, assaduras, hemorroides e feridas.

Protetora do fígado: A planta protege o fígado de vários tipos de toxinas, como o excesso de álcool e alguns medicamentos prejudiciais a este órgão, sendo também uma boa aliada no tratamento da hepatite.

Estimula a vesícula: A erva da moda também conhecida por picão branco, têm uma excelente ação sobre funcionamento da vesícula, ajuda a prevenir a vesícula preguiçosa e cálculos renais.

Benefícios da erva da moda no sistema respiratório: A planta têm efeitos inibidores da histamina que ajudam a reduzir a contração dos músculos e demonstram algum efeito de relaxamento sobre os brônquios, estas características são úteis no tratamento da asma.

Reduz as dores de cabeça: segundo um estudo a erva da moda têm capacidades de reduzir a síntese de uma substancia chamada prostaglandina, que está diretamente ligada às dores de cabeça e enxaquecas cronicas.

Ajuda a tratar doenças ginecológicas: Nestes casos a planta também conhecida por picão branco é usada em banhos de assento e ajuda a tratar infeções vaginais e corrimentos.

Dores de dentes: As folhas do picão branco esmagadas e aplicadas localmente ajudam aliviar as dores de dentes. Quando mastigadas as suas folhas também servem para tratar aftas.

Infusão da erva da moda ou picão branco


Ferva uma chávena de água, desligue o calor e acrescente uma colher de sobremesa de erva da moda. Tape e deixe atuar por dez minutos. Coe e beba duas a três chávenas de chá por dia, até que o seu problema se resolva.
Quando o objetivo da infusão é para usar superficialmente ou em compressas, dobre a dose da planta.

Curiosidades sobre a erva da moda (Galinsoga Parviflora)


As folhas jovens do picão branco são usadas em saladas, as restantes partes da plantas são usadas em sopas, em recheios, omeletes ou simplesmente cozidas.

Esta espécie é originária do continente Americano, mas atualmente encontra-se distribuída um pouco por todo  o mundo.
No Brasil esta erva invasora também é conhecida por Gallinsoga, Picão Branco, Botão De Ouro, Carrapicho, Picão Preto e Fazendeiro, na Colômbia é conhecida por Guasca, em Portugal por Erva da Moda.

O nome desta planta deve-se ao Espanhol Ignácio Mariano Martínez de Gallinsoga, foi Fundador do Real jardim botânico de Madrid e médico da rainha consorte Maria Luísa da Parma

Contra indicações da erva da moda (picão)


A infusão do picão branco ou erva da moda (Galinsoga Parviflora) é contra indicada nas mulheres grávidas, ela apresenta uma atividade estimulante uterina. 

6 comentários:

  1. Nós Brasilieros, carecemos conhecer mais a nossa flora, pois o seu uso como medicamentos, torna a prevenção das enfermidades ao alcance de todos de maneira mais economica, devemos atentar para o uso correto.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber ,do bem q/ faz essa erva comprova q/ tudo q/ Deus colocou no mundo e bom p/ alguma coisa , valeu Marli Vieira!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, não sabia disso
    !

    ResponderExcluir
  4. Uso Picao Preto em ferida, ótimo cicatrizante

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que tinha tantas propriedades. Tenho tantas no meu quintal.
    Grata.

    ResponderExcluir
  6. Estou estudando sobre ervas que aparecem no meu quintal e não conheço. Gratidão por toda essa informação 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...