Benefícios do Óleo de coco para a saúde e para a beleza


O óleo de coco também conhecido por manteiga de coco é um óleo vegetal obtido pela prensagem da polpa ou cerne dos cocos. Contém ácidos graxos saturados como laúrico, capróico, cáprico, caprílico, mirístico, estearico e palmítico. Contém também ácidos graxos insaturados o oléico e o linoléico.

Nos últimos anos muitos estudos têm confirmado, a versatilidade do óleo de coco no tratamento e prevenção de um grande numero de doenças. Possui muitos benefícios para a saúde é rico em vitaminas (vitamina A, E, D e K), é rico em minerais. Além de ser rico nestes elementos ele ainda potencia a absorção das vitaminas e dos minerais. Destacam-se também as suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antioxidantes.

Principais benefícios do óleo de coco


  • Melhora a função da tiroide
  • O óleo de coco emagrece
  • Previne a queda de cabelo
  • Fortalece o cabelo e estimula o seu crescimento
  • Hidrata e trata a pele
  • Diminui a necessidade da dose de insulina
  • Reforça o sistema imunológico
  • Diminui os triglicéridos
  • Modera os níveis de colesterol
  • Protege o ficado dos efeitos do álcool
  • Reduz o risco da incidência das doenças cardiovasculares

Propriedades do óleo de coco para a saúde 


Óleo de coco ajuda a perder peso: A gordura do óleo de coco é diferente das outras gorduras, ela contém ácidos graxos de cadeia média, são rapidamente absorvidas nos intestinos e não são acumulados como gordura no organismo. Além disso O óleo de coco é termogénico, ou seja ele ajuda a queimar mais calorias, calcula-se que ele aumenta em 14% o metabolismo basal.

Beneficia a saúde dos cabelos: O óleo de coco previne a queda de cabelo, penetra na pele do couro cabeludo entra no folículo piloso e inibe a 5-alpha-reductase, uma enzima que que converte a testosterona (Hormona sexual masculina) em outra mais potente: a Di-hidrotestosterona. Esta hormona prejudica o folículo pilar e impede o nascimento de novos fios. Além disso o óleo de coco melhora a saúde e a aparência do cabelo, hidrata, dá brilho, previne a caspa e algumas doenças fúngicas.

Melhora os níveis de colesterol: Ele baixa o "mau" colesterol ( LDL) e aumenta o "bom" (HDL). Além destas melhorias ele também têm uma importante capacidade antioxidante e melhora a coagulação do sangue. Estes fatores são de extrema importância na prevenção das doenças cardiovasculares. O óleo de coco é rico em gorduras saturadas, porém elas não são de cadeia longa, são essencialmente compostas por triglicéridos de cadeia média (TCM) .

Óleo de coco melhora a função cerebral: Segundo um estudo publicado no Jornal Neurobiology of Aging em 2004, o consumo de triglicéridos de cadeia média (uma gordura encontrada no óleo de coco) melhorou significativamente a função cognitiva de pacientes idosos com distúrbios de memoria. O cérebro necessita de um grande aporte de energia para o seu funcionamento e a metabolização dos ácidos graxos de cadeia média contidos no óleo de coco são convertidos num composto conhecido como beta-hidroxibutirato que funciona como um super combustível do cérebro. Este processo é favorável à prevenção e da doenças de Alzheimer e ao seu possível desaceleramento.


Óleo de coco combate microrganismos: O óleo de coco têm ação antibacteriana, protege o corpo de vários microrganismos nocivos como: cândida, staphylococcus, herpes, clamídia, entre outros. Ele contém ácido láurico que têm o poder inibidor contra bactérias gram-positivas (actinobacteria, streptococus mutans, enterococos, estafilocococ, estreptococos, lesteria, ect.)
Esta ação alonga-se à saúde bocal, melhora a saúde dos dentes, previne e controla a placa bacteriana, o mau hálito e mantém em equilíbrio os lipídeos da língua. Esta referencia baseia-se num estudo recente realizado a 40 estudantes de odontologia.

Como usar o óleo de coco


Antes de começar a usar óleo de coco certifique-se que ele é de boa qualidade,  deve ser extra virgem, 100 % vegetal e biológico.

O óleo de coco pode ser utilizado em consumo interno e externo. Em consumo interno a quantidade média aconselhada é de uma a duas colheres de sopa por dia. Pode ser utilizado como substituto de outras gorduras na preparação de alimentos: assados, fritos, bolos, biscoitos, etc. É um dos poucos óleo que mantém as qualidades mesmo entrando em alta temperatura ele tolera a temperatura até aos 177ºC.
Outro modo de uso interno é sob a forma de suplemento, o óleo de coco vem encerrado em pequenas cápsulas. Pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais.

Há quem o tome misturando-o no café, juntamente com manteiga ghee, ao qual se dá o nome de bulletproof coffe ou café à prova de bala. Esta prática têm dado muito que falar e têm dado fortes promessas na perda de peso.

Óleo de coco para a pele


O óleo de coco faz "milagres" na pele, ele ultrapassa os melhores cosméticos. Ele possui propriedades bactericidas, antifúngicas e regeneradoras que lhe permitem auxiliar a recuperação de vários problemas dermatológicos.
À noite antes de deitar passe óleo de coco na pele e massaje. Coloque uma toalha no travesseiro para não o engordurar e verá que no dia seguinte a sua pele parecerá outra. Poderá também hidratar o corpo e partes ressecadas como joelhos calcanhares e cotovelos.

Utilidades do óleo de coco para a saúde da pele:

  • Remove a maquilhagem na zona dos olhos
  • Retarda o aparecimento de rugas
  • Previne a flacidez
  • desodoriza as axilas
  • Auxilia a cicatrização das feridas
  • Previne estrias
  • Clareia manchas da pele
  • Alivia as queimaduras solares
  • Remove a casquinha seca da pele dos bebés
  • Hidrata os lábios ressecados
  • Acalma a psoríase e o eczema
  • Acelera a cicatrização da pele
  • Reduz os problemas de acne

Óleo de coco para o cabelo


Em uso tópico do óleo de coco proporciona o aumento da saúde capilar. É um excelente condicionador natural, hidrata e regenera os cabelos danificados, trata a caspa e previne a queda de cabelo. Os casos de alopecia androgenética devem seguir outro tipo de tratamento (causas da queda do cabelo)
Proceda da mesma maneira que faz para a pele, besunte os cabelos e o couro cabeludo e massaje em movimentos circulares. Coloque a toalha no travesseiro e deixe atuar durante a noite.

Curiosidades sobre o óleo de coco


Existe algumas controvérsia em relação ao óleo de coco, apesar de existirem milhares de estudos e de artigos científicos que comprovam a sua eficácia. Há quem afirme alguns interesses econômicos estão ligados a esta difamação.

O óleo de oco pode ser consumido por pessoas com problemas da vesícula: Ao contrário de outras gorduras o óleo de coco não precisa da bílis nem de outras enzimas pancreáticas para ser digerido.

O óleo de coco contém gordura saturada, embora elas tenham fama de vilãs, elas também são necessárias à nossa saúde. O segredo está na moderação, porque tudo o que é em excesso faz mal. As gorduras saturadas são necessária ao nosso organismo para a produção de hormonas e servem de veiculo a algumas vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...