A importância do sicílio para a saúde

A importância do sicílio na saúde
O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre, sendo que se encontra nela na percentagem de 26 a 28%. Encontra-se na maioria das rochas como granito, arenitos, argila, entre outras.   

O silício é um mineral muito importante para a saúde e com o envelhecimento o nosso organismo  começa a ter dificuldade em absorve-lo adequadamente. Segundo os especialistas o organismo começa a apresentar deficiências em silício a partir dos trinta anos. A suplementação é uma das possibilidades de equilibrar os níveis de silício no nosso organismo e quem a pratica demora mais a apresentar os sinais evidentes da idade, principalmente da pele, cabelo e unhas.

Ele é muito importante à síntese do colagénio, um elemento que é muito importante na sustentação e firmeza da pele. Ele hidrata, deixa a pele mais viçosa e estimula a cicatrização. Contribui com a saúde dos cabelos e das unhas, quem sofre de unhas quebradiças cabelos fracos e frágeis, pode estar sofrendo de falta de silício. A reposição deste mineral poderá  melhor a aparência dos mesmos, fortificar os cabelos e estabilizar todos estes indícios.

A importância do cilicio não se reflete apenas no aspeto exterior, ele é capaz de agir como um todo. Mantém a elasticidade das artérias,equilibra o fluxo sanguíneo e previne a aterosclerose. Melhora a saúde dos ossos, ele atua na mineralização dos ossos, melhora a assimilação do cálcio, sendo um contributo importante no tratamento da osteoporose. É essencial na formação da cartilagem e das articulações.

Principais aplicações e benefícios do silício


Previne o envelhecimento precoce
Ajuda no combate à artrose e artrite
Previne a osteoporose e outras doenças relacionadas com a descalcificação óssea
Reduz a inflamação das articulações
Ajuda a tratar a celulite
Diminui a flacidez da pele e melhora a seu aspeto
Estimula a cicatrização e recuperação da pele
Auxilia no tratamento do acne
Fortifica e melhora o aspeto do cabelo e unhas

Principais fontes de silício


Podemos encontrar o silício em alguns alimentos como cereais principalmente  integrais e legumes, mas vale informar que a sua concentração é relativamente baixa.

Cereais (principalmente na casca): aveia, milho, arroz, cevada, trigo, soja, semente de girassol.
Frutas oleaginosas: amêndoas e castanhas, amendoim.
Frutas: laranja, maçã, banana, manga, abacaxi.
Legumes: vegetais de folhas verdes, cenoura, cebola, abobora, pepino, alcachofra, espargos, salsa.
Cerveja: possivelmente pelos grão utilizados na sua fabricação.
Água potável: pode ser uma fonte de silício, mas depende das zonas de origem.
Outros: erva cavalinha (Benefícios da Cavalinha) e alguns tipos de algas, algumas são utilizadas na preparação de suplementos de silício.

Onde podemos comprar silício


Os suplementos de silício são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais (como o celeiro), farmácias, ervanárias, em alguns supermercados na zona de produtos naturais ou pela internet, mas nesta ultima opção procure sites de confiança.

Contra indicações do silício


Apesar de não se verificarem efeitos colaterais importantes, salvo em casos específicos, o ideal é procurar aconselhamento médico antes de iniciar a toma de silício ou qualquer tipo de suplemento.
Quem sofre de problemas renais não deve tomar silício, porque 90% deste mineral é eliminado pela urina e consequentemente aumenta o esforço dos rins.
Foto: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...