Os benefícios do Limão "o fruto milagroso"

Os benefícios do limão

O limão é uma jóia da natureza, pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e a variedade das suas aplicações.
No entanto pelo seu sabor amargo tendemos a minimizar as virtudes dos limões. Contudo ele é um dos maiores aliados da saúde com propriedades anti bacterianas, antialérgicas e anticépticas.
Trata-se de um fruto da família dos citrinos, sumarento, com um gosto ácido e bastante perfumado. Confere um sabor especial a qualquer receita, seja ela salgada ou doce e ainda auxilia em algumas limpezas da casa.
A maior particularidade do limão é a vitamina C. Muita gente tende a ligar esta vitamina à laranja, mas esta não é de todo o fruto que mais contém esta vitamina. O limão têm muito mais vitamina C que a laranja, que é muito importante a várias funções do organismo.

O poder de cura do limão


Estudos comprovaram que o limão neutraliza a acidez do organismo, é um fruto acido mas no interior do nosso corpo, comporta-se como um alcalinizante. Não podemos esquecer que um meio ácido é propicio a várias doenças entre elas encontra-se o temível  cancro.

Grande parte dos benefícios do limão devem-se aos limonóides e ao limoneno, dois fotoquímicos da mesma família, ambos com propriedades anti cancerígenas reconhecidas .
Estudos efectuados em animais evidenciaram a capacidade destes dois elementos em bloquear o desenvolvimento do cancro.
O limoneno têm também a capacidade de impedir o desenvolvimento do cancro, desencadeando a apoptose, conhecida como o "suicídio" das células cancerígenas.

Os principais benefícios e propriedades do limão


Melhora o funcionamento digestivo: Quando tomado pela manhã em jejum, o sumo do limão associado à água propicia o bom funcionamento do fígado e da vesícula. Benefícios da água com limão em jejum. O facto de beber-mos água de manha, permite estimular o funcionamento do intestino, ao juntar-mos uma acidez como a do limão, o intestino reage e estimula os movimentos peristálticos. O ideal é que a água seja morna, ao bebermos um liquido frio ou muito quente a tendência do nosso tubo digestivo é de contrair e não de relaxar.

Reduz o colesterol: Estudos laboratoriais revelaram que o consumo do limão e de outros citrinos consegue ser um método importante no tratamento e redução do colesterol.
Estimula o sistema imunológico, aumenta as defesas, ajuda na prevenção e tratamento de algumas doenças infecciosas, gripes e resfriados, entre outras.

Diminui os cálculos renais: Auxilia no tratamento de cálculos renais. Tomar um copo de água com sumo de limão pela manha previne e pode inclusive eliminar pequenos cálculos.

Ajuda a emagrecer: Os limões  são fortes aliados, capazes de ajudar quem pretende emagrecer. O limão têm propriedades termogênicas, que ajudam a queimar calorias. O limão melhora a circulação sanguínea, facilita a desintoxicação do organismo e consequentemente melhora a dissolução das gorduras.

Reduz as dores de garganta: Junto com um pouco de mel, o limão ajuda a suavizar e a melhorar as dores de garganta. O sumo ou o fruto cortado ao meio e aplicado sobre as feridas, melhora a cicatrização das mesmas.

Clareia e elimina manchas da pele: O sumo de limão têm propriedades anti inflamatorias, adstringentes e clareadoras, quando aplicado sobre a pele têm a capacidade de ajudar os tecidos a regenerarem-se, de eliminar o acne, manchas e cicatrizes.
Embeba um algodão em sumo de limão e aplique sobre o rosto ou apenas as zonas afectadas e deixe actuar por uns 20 minutos, ou deixe actuar a noite toda. Nunca exponha a sua pele ao sol após a aplicação do sumo de limão, sob o risco de causar manchas irreversíveis. Por tal este procedimento só deve ser feito à noite, a pele dever ser muito bem lavada após o tratamento e deve usar protector solar durante o dia. Em casos de pele sensível, deve-se ter em atenção o tempo de actuação do sumo de limão. 

Utilidades e conservação do limão


O tempo de duração do limão é limitado e nem sempre se consomem no tempo certo, acabam por murchar ou até mesmo por se estragar.
Na impossibilidade de os consumir frescos, saiba como evitar este desperdício, e ter sempre à mão as qualidades tão apreciadas deste fruto.

A casca do limão pode ser raspada ou cortada em tiras do tamanho desejado, congelada e guardada em doses individuais. Esta forma é muito prática e pode ser usada em bolos, bebidas ou outro tipo de receita  que leve este ingrediente.

O sumo do limão pode ser depositado em couvetes de gelo e ser usado posteriormente para fazer limonada, aromatizar bebidas ou usado em qualquer receita que leve o sumo. Nas limpezas poderá ser aplicado na maquina de lavar  louça ou  roupa já que contém propriedades desengordurantes irá optimizar as lavagens e ainda deixar um cheirinho interessante nas máquinas.

A lavagem da louça manual, também poderá ser beneficiada pelo acresimo de sumo de limão ao liquido de lavar a louça, este procedimento vai aumentar o seu poder desengordurante.

Composição do limão (aproximadamente por cada 100 gramas)

26 Kcal
0,1 g de Água
55 g de vitamina C
1,9 g de hidratos de carbono
4,72 g de ácidos orgânicos
11 mg de caroteno
2,1 g de fibra alimentar
26 mg de cálcio
140 mg de potássio
16 mg de fosforo
9,0 mg de magnésio
0,5 mg de ferro.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...