Melancia - benefícios e propriedades

Melancia

A melancia é reconhecida pelo seu poder refrescante, hidratante e pelos benefícios na saúde.
Com propriedades diúréticas é aconselhada a todos os que possuem problemas renais.
Contém mais de 90% de água é considerada um dos melhores alimentos na hidratação do corpo.

Uma fruta doce, fresca e nutritiva, que combate o ácido úrico, o reumatismo, o alcoolismo, a febre, feridas e doenças urinarias.

As vantagens do consumo da melancia


A melancia é uma fruta rica em sais muito importantes na hidratação: o potássio 100 mg em 100 gr, o sódio 4,0 mg em 100 gr e o magnésio mg em 100 gr. Ajudam a manter o nível de água adequado no corpo. Este processo acarreta benefícios:

  • No bom funcionamento do sistema urinário incluindo os rins
  • No controle da pressão arterial

A melancia é rica em licopeno e carotenoide. Estas substancias conferem-lhe poderes antioxidantes, conhecidos por serem capazes de retardar o envelhecimento precoce. Reparam os danos causados às células pelos radicais livres. As mesmas características também encontradas na maioria dos frutos vermelhos e beneficiam:

  • A saúde cardiovascular 
  • Combatem e previnem vários tipos de cancro
  • Previnem degeneração macular 

Beneficia os processo de emagrecimento. Esta fruta é comida sem culpa e sem restrições, é nutritiva e possui apenas 24 kcal em 100 gr. Dispõe mais de 90% em água, bem conhecida na sua ajuda à perda de peso. Benefícios da água

Benefícios das sementes de melancia


As sementes de melancia nem sempre são valorizadas, mais saiba que deitá-las fora é um verdadeiro desperdício nutricional, elas são ricas em minerais, fibras, proteínas e gorduras essenciais ao bom funcionamento do organismo. Elas são uma excelente maneira de incluir proteína vegetal na nossa alimentação, um nutriente muito importante para manter a massa muscular. As sementes da melancia podem ser usadas em chás ou como aperitivos fritas ou torradas. Além disso elas também possuem efeito diurético e vermífugo.

Chá de sementes de melancia: O chá feito com as sementes de melancia é um potente vasodilatador, esta característica permite um melhor afluxo de sangue,  reduz a pressão sanguínea , melhorando até os quadros de impotência sexual. Deve ser usado na proporção de duas colheres de sopa de sementes para meio litro de água.

Semente de melancia ajuda a tratar ferimentos: De forma externa os seus benefícios são úteis na na cura e na redução da dor dos ferimentos. Leve as sementes a torrar. Depois desta tarefa concluída, triture-as bem. Coloque 2 colheres de sopa num recipiente com uma pequena quantidade de água, de forma a formar uma pasta. Aplique a mistura sobre a zona dos ferimentos e deixe actuar por alguns minutos.

Melancia para a disfunção eréctil: Triture 50 gramas de semente de melancia com 15 gramas de gengibre, misture com um copo de água. Coe a mistura e adoce a gosto com mel. Beba-a 2 vezes ao dia, de manhã e à noite.

Como escolher uma melancia


Dê preferência a melancias medianas e pesadas com forma mais arredondada, que são as mais doces. As que apresentam uma forma mais alongada têm tendência a serem mais aguadas.
A haste deverá estar seca porque indica que o fruto atingiu a maturidade necessária, já as hastes verdes indicam-nos que a melancia ainda não está madura.
Prefira a melancias que apresentarem uma mancha amarelada em prior das manchas brancas, este factor indicam-nos que o fruto esteve em contacto com a terra aquando do seu amadurecimento.

Na melancia tudo é aproveitado, a casca, as sementes e claro a polpa.
Da casca podem se fazer pickles e a parte branca pode ser adicionada às saladas.
A polpa para além de ser comida ao natural, pode também dar origem a saudáveis sumos ou deliciosos granizados cheios de benefícios.

2 comentários:

  1. Adoro melancia, especialmente no verão. Tão fresquinha! :)

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que eu chupo melancia fico com enchaqueca, será que me faz mal?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...