O pimento, principalmente o vermelho, está associado à redução dos riscos de cardiopatia. É uma excelente fonte de vitamina C e contém alto teor de antioxidantes. É usado desde a antiguidade para fins medicinais, pelas suas propriedades anti oxidantes e desinfectantes.
De sabor único, não há meio termo para este legume, ou se adora ou se detesta. Verdes, vermelhos, amarelos, picantes ou doces, estes vegetais são um festim nos mais diversos pratos. A culinária Portuguesa não dispensa este vegetal em diversas receitas tradicionais. Ressalta a afamada caldeirada e a sardinha assada, à qual não pode faltar o pimento assado.
Os pimentos na protecção do corpo
Os pimentos vermelhos são uma fonte considerável do fitoquimico betacriptoxa , betacaroteno e vitamina C. Importantes pelos efeitos protectores no organismo, que actuam como antioxidantes na luta contra os radicais livres que causam danos nas células.
Esta acção previne:
- O envelhecimento precoce
- Vários tipos de cancro
- O colesterol alto e sua acumulação nas artérias, conhecida como aterosclrerose
- Doenças cardiovasculares
- A danificação nervosa e sanguínea nos portadores de diabetes
Os pimentos na redução de doenças cardiovasculares
Os pimentos contra o cancro
Já falamos de alguns constituintes importantes no pimento, na saúde do organismo. Esses elementos e o o licopeno um carotenoíde contido especialmente no pimento vermelho, estão relacionados a um risco mais reduzido em determinados tipos de cancro:
- O cancro da próstata
- O cancro do cólon
- Do útero
- Do pâncreas
- E da bexiga
Estudos recentes indicam que indivíduos que pratiquem dietas pobres de licopeno correm mais riscos de desenvolver estes tipos de cancro.
Pimentos ajudam a emagrecer
O pimento têm características especiais, capazes de estimular a adrenalina e aumentar o metabolismo e consequentemente aumentar o consumo de energia. Este benemérito deve-se à capsaicina contida neste vegetal.
Curiosidades sobre o pimento
O pimentão doce, um condimento conhecido também por colorau é feito de pimentos vermelhos doces.
Não é só na culinária que se faz uso deste legume. O pimento entra na composição de alguns produtos farmacêuticos e entra como agente de coloração na cosmética e até no vestuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário