Benefícios da courgette para a saúde

Benefícios da courgette para a saúde (abobrinha)

A courgette igualmente conhecida por abobrinha pertence à família das curcurbitaceae, geralmente é classificada como uma hortícola, mas em termos botânicos  ela é assinalada de fruto, tal como a melancia, o pepino, o  melão e a abóbora. É pouco calórica, é essencialmente constituído por 95% de água e hidratos de carbono, contudo é rica em minerais, fibras e vitaminas. Convém não descartar a casca, que é onde se encontram a maior quantidade de nutrientes.

Na cozinha adapta-se a vários pratos, com o sabor neutro a courgette assimila facilmente os temperos envolventes. Combina com qualquer tipo de queijo e dá um toque aveludado às sopas.

As principais vantagens de consumir courgette


Auxilia na perda de peso:A courgette pelo seu baixo valor calórico (menos de 30 calorias por cada 100 gramas) é aconselhada nas dietas de emagrecimento. Contudo a forma como é preparada pode determinar o sucesso deste processo, já que quando frita a courgette consegue duplicar o numero de calorias, isto porque ela absorve facilmente o óleo da fritura.

Favorece a saúde do trato digestivo: A courgette é aconselhada a pessoas com problemas de estômago, gastrite, má digestão e prisão de ventre. Sabe-se que este fruto é rico em fibras, bem conhecidas pela sua cooperação na digestão, com propriedades emolientes  e com efeito laxante. Leia mais sobre: as fibras alimentares, o que são e como funcionam. Ademais ela é recomendada contra o enjoo e o vomito na fase da gravidez.

Contribui para a saúde cardiovascular: Este vegetal têm a capacidade de ajudar a normalizar a tensão arterial, isto porque a courgette é rica em potássio e pobre em sódio. Esta característica também é essencial ao bom funcionamento dos rins. Sabe-se também que este fruto ajuda a baixar os níveis do mau colesterol e glicose. Todas estas características são essenciais ao bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Aumenta a memoria e a concentração: A courgette é rica em vitaminas do complexo B, entre elas a  B1, uma vitamina muito útil à saúde do sistema nervoso, auxilia a parte cognitiva, a memoria, a concentração e o raciocínio.

Melhora a saúde do feto: A courgette é rica em ácido fólico também conhecido por vitamina B9, que é  importante para o desenvolvimento do feto e na prevenção das malformações do feto como a espinha bífida.

Como conservar a courgette


A courgette ou abobrinha, depois de lavada pode ser conservada dentro de uma saca plástica no frigorífico por 4 a 5 dias com toda a segurança. Ao contrário dos seus parentes, a abóbora, a melancia e o melão, ela possui uma casca fina que não lhe permite conservar-se por tanto tempo.

Ela pode ser congelada, contudo ela contém uma grande percentagem de água e quando congela ela forma muitos cristais de gelo, que lhe retiram algumas qualidades.

Quando cozinhada, acrescente pouca água e faça-o por um máximo de 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...