14.7.16

Tanchagem, conheça os seus notáveis benefícios medicinais

Tanchagem, conheça os seus notáveis benefícios medicinais

Tanchagem, uma planta medicinal marcante, cujo nome cientifico é Plantago majore, apresenta notáveis benefícios medicinais, cujas propriedades curativas já foram mencionadas por Shaekespear e Chaucer.

Principais propriedades e indicações da tanchagem


A tanchagem é utilizada na medicina natural pelas suas propriedades anti bacterianas, desintoxicantes, adstringentes, diuréticas, expectorantes, analgésicas, anti inflamatórias e cicatrizantes.

Com todas estas características a planta mostra-se eficaz no tratamento de infecções, feridas, queimaduras, irritações da pele, dermatite, picadas de insectos, situações de rinite, sinusite, gripe, constipação e inflamação da garganta e da boca. Também se revela útil no alivio das hemorróides, leucorreia, ferida do útero, da cistite, de furúnculos e do acne.

Indicações e modo de uso da tanchagem


A infusão da tanchagem combate problemas gastrointestinais, diarreias, gripe, rinite, sinusite, alivia o catarro, inflamações da boca e garganta.
Para preparar a infusão, coloque aproximadamente 2 colheres de sopa em água fervente, deixe repousar por 3 minutos e coe a infusão.

Em banho de assento é usada no alivio das hemorróides e da leucorreia (corrimento vaginal). Segundo alguns relatos também ajuda a curar as feridas do útero, HPV e cancro do útero. Contudo provas cientificas que possam comprovar estes resultados. Nestas situação usas-se em ducha vaginal com uma infusão morna.

As folhas da tanchagem escaldadas em água fervente e aplicadas localmente ajudam no tratamento de feridas, ulceras, queimaduras e irritações da pele.

Em cataplasma as folhas da tanchagem auxiliam no tratamento de feridas, fistulas, hemorróides. picadas de insectos, picadas de cobra e mordida de cão.

Cataplasma: amasse as folhas da tanchagem e aplique sobre a zona pretendida, mantenha por 10 minutos. Execute a aplicação três vezes ao dia. Outra forma mais rápida é mastigar as folhas da planta e colocar imediatamente sobre a zona afectada.

Contra indicações e efeitos colaterais da tanchagem


A tanchagem é contra indicada em doentes com problemas cardíacos, em grávida e em mulheres em lactação. Poderá provocar sonolência, cólicas intestinais e desidratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário

LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...