Benefícios do nabo para a saúde

Benefícios e propriedades do nabo à saúde

O nabo é um vegetal de raiz,muito rico em nutrientes, vitaminas, minerais, com baixo teor calórico e inúmeras vantagens para a saúde.
O nabo é purificador do sangue, refrescante, diurético, antiescorbútico, alcalinizante, expectorante, laxativo, tonificante, entre outros.
Encontra-se nas mais variadíssimas formas e tamanho, com coloração única ou bicolor.

Principais propriedades medicinais e benefícios do nabo 


Benefícios do nabo para o coração: Segundo a comunidade cientifica o nabo é um alimento chave na prevenção das doenças cardiovasculares. É detentor de propriedades anti inflamatórias, controla o colesterol e encerra uma quantidade considerável de folatos, uma vitana B que é fundamental ao sistema cardiovascular. Conta aínda com a presença do potássio que têm função vasodilatadora, reduz a pressão arterial e leva a um menor esforço do coração.

Vantagens do nabo para o aparelho digestivo: Os nabos são antioxidantes e ricos em fibras que são essências ao bem funcionamento do sistema digestivo e bom desempenho do cólon. As fibras estimulam a evacuação, previnem a prisão de ventre, ajudam a eliminar toxinas, e diminuem as crises de diverticulite, já que aliviam a pressão e a inflamação do cólon.
Alguns estudos sugeriram que glucosinolatos contidos nos nabos, também são benéficos nos quadros de gastrite provocados pela bactéria pylori.
3 nabos médios fornecem aproximadamente 20 % da necessidade diária de fibras. (Propriedades e benefícios das fibras)

Benefícios do nabo na perda de peso: Os nabos contém poucos hidratos de carbono, são ricos em água e em fibra, que ajuda a regular o metabolismo e a manter o controle do peso. Este vegetal é rico em nutrientes, mas contém fibras e um baixo teor calórico, uma chávena de nabo cozido representa apenas 30 calorias.

O nabo fortalece o sistema imunológico: O nabos são compostos por vitaminas que actuam como antioxidantes.  Protegem o organismo das agressões diárias e neutralizam os radicais livres, que podem provocar vários tipos de doença cronicas como o cancro. Dentro destas vitaminas, encontra-se a vitamina C, que estimula a produção de glóbulos brancos, essenciais à defesa do corpo e promove a produção de colágeno, fundamental à prevenção do envelhecimento precoce.

Benefícios dos nabos na saúde dos ossos: O nabo  é uma excelente fonte de cálcio e potássio, dois minerais fundamentais ao crescimento, preservação e saúde dos ossos. Contém a vitamina A, que entre outras propriedades e benefícios, ajuda a proteger a membrana que reveste a articulações.

Propriedades do nabo contra o cancro: Os nabos contém vitamina C, manganês e outros nutrientes que ajudam a combater os radicais livres, os principais responsáveis por certas mutações no DNA que podem levar ao cancro.

Curiosidades sobre os nabos


Segundo o filósofo Plinio o Velho, o nabo era um dos alimentos mais importantes do seu tempo.

Pessoas com pré disposição para problemas de tiróide, devem ter algum cuidado com a ingestão deste vegetal. O nabo contém progoitrina e a gluconasturtina, duas substancias que alteram a produção de hormonas e que podem aumentar a disfunção da tiróide nos casos de hipotireoidismo. Neste casos deve-se consumir o nabo apenas cozido, ao que tudo indica a cozedura elimina a acção destas duas substancias.

Na culinária o nabo pode ser consumido em sopas, saladas ou como componente de outros pratos. Em Portugal é comum cozer a cabeça de nabo e servi-lo acompanho pelo molho da carne ou do peixe. Nas saladas ele pode ser ralado juntamente com cenoura, maçã ou beterraba.

Na hora de escolher os nabos prefira os macios, pesados e frescos. Evite os de tamanho grande, costumam ser mais fibrosos. Na hora de conservar, coloque-os num saco plástico dentro do frigorífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...