Benefícios da Tília para a saúde

Benefícios do chá de Tília

A Tília (Tilia cordata mill) é uma árvore ornamental facilmente encontrada nos parques da Europa. Na Primavera surgem as inflorescências, que é a parte mais utilizada para a confeção do chá de tília. Contudo a casca de tília também é utilizada em infusão no tratamento das vias biliares, cólicas, problemas de bexiga, reumatismo, insónias e nervosismo.

O chá de tília é uma bebida com sabor floral e adocicada, faz parte da gama das infusões onde se incluem a lúcia lima (Benefícios da lúcia lima) e a erva cidreira, que apresentam propriedades parecidas.

Propriedades da tília: expetorantes, calmantes, relaxantes, digestivas, antiespasmódicas, emolientes, tonificantes, sudoríferas, analgésicas.

Principais benefícios do chá de tília


Efeito calmante: Uma das principais características da infusão de tília é a sua ação calmante, sendo reconhecida como um dos remédios naturais mais populares para o tratamento da ansiedade, excitação nervosa e angustia. Ela ajuda a relaxar, alivia os distúrbios do sistema nervoso e ajuda a dormir.

Trata doenças nervosas: A tília  auxilia no tratamento da depressão. Vários estudos sugerem a infusão de tília como um calmante natural que auxilia o sono, permitindo noites mais tranquilas e descansadas. Geralmente os quadros depressivos também estão associado à insónia e por consequência à falta de serotonina, uma hormona que regula várias funções do corpo, entre elas: o humor, sono, apetite, funções intelectuais, entre muitas outras. Sabe-se que a melatonina é produzida à noite enquanto dormimos e converte-se durante o dia em serotonina, portanto se a parte da falta de sono for controlada dá-se uma melhoria significativa da sintomatologia da depressão.

Anti gripal natural: A tília alivia os sintomas de gripe e resfriados. Ela possui efeito expetorante, adstringente, antiespasmódicas e vasodilatadora, permitindo o alivio da tosse, da bronquite e da asma. Além disso ela possui também ação sudorifica, o que lhe permite estimular a sudação e possibilitando assim reduzir a febre.

Ajuda a digestão: O chá de tília é indicado nos casos de doenças gastrointestinais, relaxa as paredes do aparelho digestivo e combate os desconfortos gástricos. A tília é indicada para os transtornos do fígado e da vesícula, facilita a expulsão dos pequenos cálculos, alivia os sintomas provocados pela dispepsia biliar, a flatulência, barriga inchada e facilita a digestão nos casos de intolerância à gordura.

Trata a dor de cabeça. Devido à sua ação sedativa, calmante, relaxante, anti inflamatória e antiespasmódicas, a tília tem-se revelado eficiente no alivio da enxaqueca, assim como como outras doenças relacionadas com condições inflamatórias onde se integram o reumatismo, a gota e a artrite. .

Como usar a tília


Infusão de tília: Adicione duas colheres de sopa de tília picada a um litro de água e leve a ferver. Quando alcançar a fervura, retire do lume, tape e deixe a solução descansar por dez minutos. Depois coe a infusão e beba até três chávenas ao dia.

Decocção de tília: Leve a água fria ao lume com a casca de tília, quando alcançar a fervura mantenha por 3 a  minutos a ferver e desligue.
A decocção feita da casca da tília têm propriedades terapêuticas que aliviam os desconfortos gastro intestinais, trata inflamações, é indicada nas maleitas da vesícula e do fígado,

Contra indicações e efeitos adversos da tília


O chá de tília não deve ser usado por pacientes que tomem medicamentos para doenças cronicas, na gravidez ou mulheres que estejam a amamentar. Consulte um profissional e aconselhe-se sobre a toma do chá de tília.
Tal como a maioria das ervas medicinais, também é recomendado uma pausa na toma da tília, não ultrapasse os 20 dias do consumo do chá.

Curiosidades sobre a tília


As flores da tília são ricas em mucilagem e óleos essenciais como o geraniol, o farnesol e o eugenol, são estas substancias que lhes concedem o seu aroma peculiar. Contam ainda com flavonoides, taninos, saponinos e sai de manganês. A casca da tília contém mucilagem, taninos, polifenóis, heterósidos e triterpenos.

A tília é usada desde a idade média na cura e no tratamento de diversos problemas, um benemérito que a levou a ser apelida de "néctar dos reis".

Nomes populares: teja, tejo, texa, tilha, linden (Inglês), tilleil e til (Francês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...