Acne - causas e tratamento

Tipos de Acne causas tratamento e sintomas
O acne caracteriza-se por borbulhas com pus, pontos negros, infecções e cicatrizes na cara, as probabilidades de sofrer desta anormalidade na maioria das vezes têm a ver com a genética.
O acne acontece geralmente na puberdade e afeta em média 81% dos adolescentes e 41% dos adultos.
Normalmente têm a ver com alterações hormonais, mas também acontece por outras causas.

As causas e os tipos de acne


As glândulas sebaceas produzem uma substancia oleosa chamada sebo, com a finalidade de hidratar e proteger a pele, essas glândulas possuem um canal que faz esse liquido gorduroso chegar à superfície da pele. Numa situação equilibrada, temos um enzima que ajuda a fluidificar esse liquido, de modo a facilitar a sua passagem até à superfície da pele. Contudo devido à influencia das hormonas dá-se uma diminuição da produção do enzima. O liquido acaba por ficar compacto e ao chegar à superfície oxida e torna-se num ponto negro que entope o canal. Como as glândulas sebáceas não param de produzir o sebo vai-se acumulando e aparecem uns quistos na cara, esta forma de acne chama-se acne retencional.

Com o crescimento  e a expansão dos tecidos a situação agrava-se e cria-se um processo inflamatório, cria-se a proliferação de uma bactéria chamada propionibacterium e dá-se a chegada dos glóbulos brancos. Esta forma de acne agravada em que aparece inflamação, pústula e borbulha  designa-se por acne inflamatório ou acne pustulosa.

Durante muitos anos o tratamento do acne foi desvalorizado,  deixava-se andar até que passasse. E de facto passava, mas deixava marcas e cicatrizes, além de criar problemas sérios de auto estima.
Atualmente existem muito tratamentos desde aplicações tópicas a medicamentos. Os tratamentos tópicos mais usados são aplicação de peróxido de benzóilo, ácido salicílico e ácido azelaico. Contudo cabe lembrar que uma ida ao médico é essencial, ele é que vai determinar o tipo de acne e os tratamentos que deve seguir, depois de avaliar o estado geral da pele e o histórico do paciente. Porém existem medidas que permitem atenuar ou até eliminar os casos de acne leve.

12 práticas importantes no controle do acne 


  • Não esprema as borbulhas, esta ação não elimina as espinhas, pode agravar o acne e levar a cicatrizes que podem não desaparecer.
  • O stress pode ser um potenciador das crises de acne, tente levar uma vida mais calma. Cultive medidas de relaxamento tipo meditação ou yoga e pratique exercícios físicos, eles ajudam a libertar endorfinas que podem melhor o estado do animo e consequente a reduzir o stress.. 
  • Lave o cabelo com frequência, a oleosidade do couro cabeludo pode interferir com a pele do rosto.
  • Lavar a pele é importante, mas quando é em demasia pode descontrolar o equilibro natural da derme e criar irritações e vermelhidão da pele. Use sabão apropriado à pele, deve ser neutro e se possível com ação bactericida.
  • Limpe o rosto com lenços de papel, evite a toalha de pano ela tende a acumular bactérias.
  • Não toque na sua pele sem lavar as mãos,  estas podem contaminar a sua pele com bactérias, aumentando as probabilidades do agravamento do acne.
  • Mude e lave a fronha da almofada com frequência e sempre que possível exponha-a ao sol. A fronha é exposta diretamente à nossa pele, acumula as células mortas e cria uma ambiente ideal para os ácaros e bactérias, que podem agravar problemas de pele, neste caso o acne.
  • Se usar maquiagem, lembre-se sempre de a remover à noite. Por muito que ela seja indicada, ela acaba sempre por entrar nos poros.
  • Use apenas maquiagem rotulada como: "não comedogênico". São produtos criados com o fim de controlarem a pele oleosa e propensa a acne. 
  • Quando estiver usando maquiagem, não exagere, porque ela pode acabar entrando em seus poros. Lembre-se de removê-la toda noite.
  • Beba muita água, de modo a manter o seu corpo hidratado e melhorar as condições da sua pele.
  • Hidrate a pele, apesar de nos focarmos em eliminar o excesso de oleosidade ela necessita de estar minimamente hidratada. Procure hidratantes sob a forma de gel, elee tendem a ser melhores para a pele oleosa com acne.
  • Esfolie a pele uma vez por semana. Esta prática ajuda a remover a pele morta e a desobstruir os poros.
  • Procure fazer uma alimentação saudável, rica em fibras, saladas, frutas, etc. Evite alimentos gordos, fritos, lacticínios, margarinas, chocolates, etc.

Tratamentos do acne com produtos caseiros


Calêndula é eficientes no controle do acne. A planta oferece poderes antioxidantes, anti-inflamatórios, antibacterianos, adstringente e tonificantes, que ajudam a desenflamar e acalmar a pele com acne.
Faça uma infusão calêndula, molhe uma compressa e aplica-se sobre a pele.
A camomila também acalma a pele com acne, porém têm uma ação menos forte que as plantas anteriores. (Benefícios da calêndula)

Mascara de clara de ovo: A clara de ovo é rica vitaminas do complexo B e zinco, dois elementos importantes à regulação da pele.
Aplique-a sobre o rosto e deixe-a atuar por 20 minutos. Enxague bem o rosto com água fria. (Benefícios da mascara de clara de ovo)

Tonico à base de vinagre de sidra: Este tônico têm a capacidade de controlar o excesso de oleosidade, inibe o desenvolvimento das bactérias e tonifica a pele.
Coloque 4 colheres de sopa de vinagre de sidra em 250 ml de água mineral. Coloque a mistura numa garrafa rolhada. Embeba um algodão nesta solução e aplique no rosto em movimentos circulares. (Benefícios do vinagre de sidra para a pele)

Mascara de aveia e mel: A aveia têm a capacidade de remover o excesso de oleosidade da pele e ao mesmo tempo mantêm-na hidratada. O mel age como um bactericida e ao mesmo tempo também mantêm a pele hidratada.
Misture 4 colheres de sopa de aveia com 2 colheres de água quente e uma de mel. Envolva bem todos os ingredientes, se necessário acrescente mais água até atingir o ponto perfeito. Espalhe a mistura sobre a pele e deixe atuar por 20 minutos. Lave o rosto com água fria.

Aloé vera: Esta planta têm a capacidade de acalmar a pele, reduzir a oleosidade e a vermelhidão da pele.
Aplica-se a baba que se encontra no interior da folha sobre a pele e deixa-se atuar por uns 30 minutos. Remova com água fria. (Benefícios do aloé vera)

Tomilho: Esta planta medicinal têm ação anti inflamatória, antisséptica, antibacteriana e calmante, o que permite acalmar a pele com acne, combater as bactérias e a inflamação .
Prepare uma infusão de tomilho, embeba um algodão no liquido e passe sobre o sobre o rosto. (Benefícios do tomilho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...