Sintomas de um derrame cerebral - AVC

Saiba reconhecer os sintomas de um derrame cerebral

Um derrame cerebral acontece no momento que um determinado tipo de anomalia, interrompe e provoca uma alteração no fluxo do sangue no cérebro. Este incidente leva a privação de oxigénio nas células cerebrais, causando-lhes a morte. Sendo assim podemos que concluir que quando mais cedo actuarmos, menor será a devastação, causada por esta abstenção.

A actuação imediata poderá definir a diferença entre uma lesão cerebral leve ou uma grave incapacidade e inclusive a morte.
Contudo a maioria das pessoas que sofrem dum acidente vascular cerebral, não reconhecem os sintomas iniciais e só recorrem à ajuda médica várias horas depois dos primeiros sinais.

Ocasionalmente poderão surgir alguns dos sintomas indicados abaixo e desaparecerem em menos de 24 horas ou até só durarem alguns minutos. Este episódio é conhecido como um mini derrame, designado na medicina como um acidente isquémico transitório. Segundo as estatísticas 1 em cada 12 pessoas que padecem de um mini derrame, sofrem de um grande derrame em menos de uma semana.

Principais sinais de um derrame cerebral


A intensidade dos sintomas depende do tipo de acidente vascular cerebral, da idade e da localização. Se identificar estes sintomas em alguém ou em você mesmo, não hesite peça ajuda médica imediata. Mesmo que os sinais acalmem ou desaparecem ao fim de pouco tempo, lembre-se que pode estar na presença de um mini derrame cerebral. Não é comum num doente de AVC  os sintomas afectarem os dois lados do corpo, porém pode acontecer.

Fraqueza repentina na face ou nos membros

Os sinais mais comum na maioria das ocorrências, passam por uma debilidade ou dormência repentina, na cara num braço ou numa perna, no mesmo lado do corpo. Suspeite se o paciente não conseguir levantar um braço ou ambos, e não conseguir executar funções simples como pegar num copo. Poderão ocorrência da mímica facial, quando há um desvio da comissura labial e a pessoa fica com a boca de lado.

Dificuldade na linguagem

Poderá ser notada alguma lentidão ao falar, dificuldade em articular as palavras e confusão na elaboração de frases. Algumas pessoas apesar de estarem despertas poderão até denotar total incapacidade de falar.

Falta de visão

A perda de visão repentina, parcial ou transitória num dos olhos ou raras vezes nos dois. Poderá também ocorrer a sensação de cortina ou de sombra nos olhos. Alteração na pálpebra do olho evidente, em comparação com a do outro olho.

Perda de sensibilidade ou de força

A ocorrência de défices motores, diminuição da força e ou perda súbita súbita da sensibilidade de um dos lados do corpo. Estes sintomas poderão ocorrer em simultâneo.

Outras sintomatologias comuns não menos importantes

Dores de cabeça intensas, desequilíbrio, descoordenação motora, confusão, convulsões, e falta de percepção.

Um acidente vascular cerebral divide-se em duas categorias


  • Acidente vascular cerebral isquémico: quando existe uma obstrução nos vasos sanguíneos e leva a interrupção da normal circulação do sangue, numa secção especifica do cérebro. 
  • Acidente vascular cerebral hemorrágico: quando ocorre uma hemorragia localizada, que pode levar ao aumento da pressão intracraniana e a um edema cerebral.

Factores que aumentam o risco de um derrame cerebral


3 comentários:

  1. Bom dia! ,apos ter sofrido um acidente vascular cerebral, em 2012 ate ojé faço acompanhamento medico .Mais não me sinto bem ainda com datas,estou sempre atrasada nas datas isto me incomoda a ponto de ficar muito desapontada comigo, tipo aniversario ate o meu nunca lembro , um exemplo o falecimento do meu pai só lembro que já passou 3 anos mais minha mãe diz que já fás 8 anos, tudo relacionado a datas é a sim, andar na rua ainda e difícil só consigo andar do lado direito o esquerdo sempre e inclinado, as pessoas a minha volta não intende, uma simples panela de pressão me tira a atenção de fazer qualquer coisa por causa do barulho, me sinto a cabeça cansada. alguém passa por isto também?

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma guerreira .
    Deus não te esqueceu ele está lá de cima cuidando de vc...

    ResponderExcluir
  3. É de extrema importância saber agir numa situação dessas fique atento pode acontecer com qualquer pessoa obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...