Benefícios do poejo

Benefícios e propriedades do poejo

O poejo é uma planta aromática com importantes propriedades medicinais, que pertence à família das lamiaceae e é uma das ervas medicinais mais usadas no que se trata de problemas respiratórios. É conhecido por hortelã dos pulmões, pela sua especial capacidade no tratamento das doenças do sistema respiratório, mas também podemos procura-lo por erva de São Lourenço e menta selvagem.
Dentro dos benefícios desta planta medicinal podemos encontrar propriedades carminativas, anti inflamatórias, digestivas, expetorantes, vermífugas, antissépticas, antiespasmódicas e efeito amenagogo.

Principais propriedades e benefícios do poejo


O poejo é um excelente remédio caseiro usado há varias gerações para as doenças do sistema respiratório. Em algumas regiões é muito recorrente usar o poejo como remédio natural para a gripe, constipação, catarro, asma, bronquite, tosse e outras doenças do trato respiratório.

O chá de poejo estimula a secreção digestiva, reduz a acidez, a azia e melhora a digestão. Devido a ser detentora de propriedades antiespasmódicas e carminativas, esta planta medicinal revela-se igualmente útil no alivio das cólicas e das dores de estômago, provocadas por espasmos estomacais e aínda estimula a expulsão de gazes.

O poejo têm Acão antisséptica e anti inflamatória, ele desinfeta, reduz o mau hálito e ajuda a aliviar as inflamações como aftas, gengivites e escoriações da pele, entre outros. Usado sob a forma de compressas é igualmente útil no alivio de dores reumáticas.

Um excelente aliado das mulheres, com efeito amenagogo o poejo ajuda a restabelecer as menstruações atrasadas, as suas propriedades antiespasmódicas melhoram a cólica menstrual e as dores uterinas . Esta planta medicinal não deve ser usada em hemorragias menstruais fortes, sob o risco de as agravar.

Funciona como ambientador e também atua como repelente de insetos como moscas e pulgas. Coloque algumas folhas secas de poejo em pequenos pedaços de pano fino e espalhe pela casa, incluindo os armários. No passado a infusão de poejo era usado pelos Romanos e Pelos Gregos sobre o pelo dos animais com o objetivo de eliminar as pulgas.

Aplicações do poejo na culinária


O seu sabor é refrescante e aromático, semelhante ao da hortelã mas com traços mais fortes. É ótimo a acompanhar saladas, sejam de frutas ou legumes. Enriquece os pratos de carneiro, caldeiradas de peixe, caracóis, açordas e até sumos e coktails.

Contra indicações do poejo


O poejo deve ser consumido com moderação sob o risco de causar alguma toxicidade. Deve ser evitado pelas crianças até aos dois anos, com o risco de causar convulsão e pelas gestantes, porque contém borneol, uma substancia que pode provocar o aborto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...