Benefícios das folhas de nogueira

Propriedades e benefícios das folhas de nogueira na saúde

A nogueira (Juglans regia) é uma árvore da família junglandaceae é originária da Europa e da Ásia,  em adulta pode alcançar os 25 metros de altura.
Todas as partes da árvore têm utilidades, sua madeira é de excelente qualidade e muito valorizada no fabrico de moveis.
Os seus frutos as nozes, são muito apreciados e valorizadas pelas suas vantagens para a saúde.
As suas folhas são dotadas de propriedades adstringentes, cicatrizantes, antissépticas, tonificantes, hipoglicemiantes e vermífugas. O seu uso é eficaz no tratamento de vários problemas de saúde: tratam feridas, erupções cutâneas, hemorroides, doenças ginecológicas femininas, reumatismo, diabetes, excesso de transpiração, entre outras.

Principais benefícios das folhas de nogueira


Saúde intima da mulher: As folhas de nogueira são cicatrizantes e ajudam a curar os tecidos da mulher num pós parto e nas feridas causadas pelo herpes genital. Auxiliam também no tratamento de infeções urinárias, doenças do útero e inflamações dos ovários. Para o efeito faz-se um banho de assento.

Contra a queda do cabelo: As folhas da nogueira ajudam a tratar a queda do cabelo acentuada. Lave normalmente o cabelo com shampoo, aplique o condicionador e enxague, no final verta a infusão de folhas de nogueira bem concentrada na cabeça, massaje suavemente o couro cabeludo e seque como habitualmente. Este procedimento também ajuda a eliminar os piolhos.

Problemas intestinais: O chá de folhas de nogueira e a casca da árvore, é usado como adstringente e laxante, ajuda a relaxar as paredes intestinais e facilita a evacuação. Além disso ele também têm efeito vermífugo, ajuda a liminar todo o tipo de vermes.

Prevenção do cancro: Atualmente já foram realizados alguns estudos que ligaram diretamente alguns tipos de cancro e outras doenças a parasitas do corpo. Sabe-se que todos os seres humanos têm vermes e numa situação equilibrada o organismo defende-se, porém quando o corpo está debilitado eles podem dar inicio a doenças graves.  Como já referimos as folhas de nogueira e mais propriamente a casca, têm fortes propriedades vermífugas, matam a maioria dos vermes com eficácia, na natureza é uma das plantas mais potentes para este efeito.

As folhas da nogueira são usadas para tingir o cabelo, sendo especialmente eficazes para cobrir cabelos brancos. Coloque dois punhados de folhas de nogueira num litro de água e deixe ferver por uns 15 minutos. Depois de arrefecer e retire as folhas do liquido obtido e aplique-o de um modo uniforme por todo o cabelo. Deixe a infusão atuar por uns 20 a 30 minutos e enxague com água morna.

Tratamento da pele com folhas de nogueira: Em lavagens e banhos a infusão de nogueira ajuda a tratar frieiras, feridas, erupções purulentas, acne, tinha, sarna e reduz o suor excessivo dos pés. Nos bebés ajuda a combater a crosta de leite.

Dores de garganta e problemas de boca: Em gargarejos a infusão de folhas de nogueira ajuda a tratar as gengivas, as dores de garganta e da laringe e reduz o mau hálito.

Receitas caseiras com folhas de nogueira


Infusão de folhas de nogueira para aplicação local: Ferva dois punhados de folhas de nogueira secas com um litro de água. Deixe ferver por 15 minutos, deixe arrefecer e coe a mistura. Aplique normalmente sobre a pele ou cabelo.

Infusão de folhas de nogueira para beber: Ferva uma colher de sobremesa de folhas de nogueira picadas como 250 ml de água. Quando começar a ferver, retire do fogo e deixe em repouso por 5 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas por dia.

Óleo de folhas de nogueira: Coloque folhas de nogueira dentro de um frasco de vidro e acrescente azeite de oliva. Deixe a macerar por 15 dias e aplique sobre os cabelos e couro cabeludo, massajando suavemente.

Curiosidades e utilidades da folha de nogueira


O uso da nogueira já vem do passado. Na Roma antiga usavam os frutos da nogueira, as nozes para combater doenças da cabeça. Acreditavam que o fruto pelo facto de ter o formato de um cérebro tinha especial benefícios para este órgão, um facto que a ciência têm vindo a comprovar.

Os Índios já usam as folhas e a casca de nogueira verde há milhares de anos, utilizavam-nos na cura de diversas doenças com resultados positivos.

Na idade média o chá de folhas de nogueira era usado no tratamento da sífilis.

Segundo uma lenda cristã, quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso, Eva arrecadou uma grande quantidade de folhas de nogueira, pela possibilidade de estas lhe poderem serem necessárias.

Contra indicações das folhas de nogueira


Elas devem ser evitadas por lactantes, gestantes e por crianças com idades inferiores a 10 anos. Pessoas com estômago sensível, também devem ter um cuidado especial com o chá de nogueira, pela possibilidade de causar mau estar e vômitos.

Nomes populares: nogueira, noz caucasiana, noz europeia, nogueira de iguape, nogueira do litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...