Benefícios da folha de figueira

Benefícios do chá de folha de figueira

A folha de figueira provém de uma árvore lenhosa cujo nome cientifico é Ficus carica, que pertence à família das Moraceae. O seu fruto o figo é bem conhecido, não só pelo seu sabor e textura peculiares, como pelas suas imensas qualidades: Benefícios dos figos para a saúde.
Mas hoje vamos mesmo é falar nas folhas, que têm qualidades que são desconhecidas de muitos. As folhas de figueira contém propriedades cicatrizantes, calmantes, emolientes, tonificantes e levemente laxantes, que podem auxiliar no tratamento de diversas doenças respiratórias, problemas de pele

Propriedades e benefícios das folhas de figueira


Melhoram o estado de algumas doenças respiratórias: A infusão de folha de figueira é recomendada a quem sofre de asma, bronquite e outras doenças respiratórias.

Benefícios das folhas de figueira para os diabéticos: As folhas de figueira reduzem a quantidade de insulina necessária a doentes com diabetes, elas possuem propriedades hipoglicemiantes que permitem reduzir a administração desta substancia.

Reduzem a pressão arterial: As folhas de figueira possuem potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão sanguínea e a prevenir a hipertensão.

Ajuda a emagrecer: Como já aqui foi referido o chá de folha de figueira contribui no controle da glicémia e quando a insulina está controlada há um menor acumulo de gordura e controla-se melhor a compulsão alimentar.

Reduzem os níveis dos triglicéridos: Quando consumidas regularmente as folhas de figueira ajudam a reduzir os níveis dos triglicéridos, previnem a obesidade e reduzem as hipóteses de vir a sofrer de enfarte e derrame.

Contra verrugas e calos: Tradicionalmente é aplicada a seiva das folhas ou do figo fresco sobre os calos e verrugas. Este tratamento foi aprovado por um estudo publicado em 2007  no International Journal Of Dermatology, que referiu que é um método seguro e rápido.

Alivia as dores de dentes: O método é parecido com o anterior, ou seja aplica-se umas gotas da seiva das folhas sobre os dentes afetados.

Reduz as dores de garganta: Triture algumas folhas e talos de folhas de figueira, coloque-as numa compressa e aplique-a sobre a garganta inflamada. Este procedimento também ajuda a recuperar feridas da pele.

Como fazer a infusão de folha de figueira


Infusão para doenças respiratórias, tosse, resfriados e gripes, dor de garganta e excesso de muco. Vai necessitar de:
1 figo
1 colher de folhas de figueira secas
250 ml de água mineral
Leve a água a ferver, quando esta levantar fervura, desligue o fogo, acrescente o figo seco e as folhas de figueira secas. Tape o recipiente e deixe a infusão descansar por 5 minutos. Coe e beba adoçado com mel ou simples.

Infusão de folhas de figueira destinada aos diabetes, emagrecimento, triglicéridos e hipertensão. Vai necessitar de:
4 a 5 folhas de figueira
250 ml de água mineral
Leve a água a ferver, quando ela levantar fervura acrescente as folhas de figueira e deixe a ferver em lume brando por 15 minutos. Tape e deixe a descansar por mais 15 minutos. Coe a infusão e tome-a de manhã antes da primeira refeição.
Se for do seu agrado pode adoçar com mel, salvo nos casos de diabetes.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...