Benefícios do agrião para a saúde

Benefícios do agrião


O agrião é um vegetal muito rico em anti oxidantes, bioflavonoides, vitaminas A, C, B6, B3, manganês e fibras.
Estas substancias protegem as células da oxidação provocada pelos radicais livres e que levam a desencadeamento de doenças degenerativas como o cancro,  diabetes,  algumas doenças cardiovasculares, neurológicas e outras.
Esta planta medicinal é tida como uma importante fonte de minerais tais como,  ferro, enxofre, zinco, cálcio e fosforo. Estes minerais são muito importantes à formação dos ossos, dentes e à produção de glóbulos vermelhos.

Benefícios e propriedades do agrião


O agrião contra o cancro: Ele é rico em fenitíl isotiocianato, um composto responsável pelo seu sabor levemente picante. Em 2010 estudos efectuados na Universidade de Southampton, no Reino Unido, descobriram este composto é capaz de parar o desenvolvimento do cancro da mama e ter efeitos preventivos noutros tipos de cancro provocados pelas exposições a tóxicos. Acredita-se também que o fenitíl isotiocianato possa agir directamente sobre as células do cancro, forçando-as a morrer desenvolvendo o mecanismo da morte: apoteose "suicídio"

Benefícios do agrião para as vias respiratórias: Ele possui acção descongestionante, fluidificante e expectorante. Ajuda a abrir as vias respiratória, favorece a eliminação de muco e alivia o catarro. É muito recomendado na bronquite, tosse, para prevenir o organismo de resfriados, de infecções virais e bacterianas.

O agrião beneficia a tiróide: Os talos da planta são ricos em iodo, uma substancia muito importante ao bom funcionamento da tiróide. É particularmente útil para aqueles que sofrem de hipotireoidismo.

O agrião combate a anemia: A anemia é uma doença que se caracteriza pela ausência,de um ou mais elementos necessários ao bom funcionamento do nosso corpo. Geralmente a anemia mais comum é provocada por falta de ferro no sangue e o agrião possui uma dose considerável de ferro, de outros minerais e vitaminas importantes para esta condição.

O poder desintoxicante do agrião: Este vegetal possui um sabor levemente picante e por vezes amargo, esta distinção no sabor é que realmente ajuda a desintoxicar o fígado e eliminar as toxinas no organismo. O agrião é particularmente útil para os que levam um estilo de vida menos saudável, porque ajuda a eliminar as toxinas dos cigarros, excessos de álcool e de açúcar, entre outros.

O agrião combate a osteoporose: Ele é rico em minerais e vitaminas, contém quatro vezes mais cálcio que o leite, o que ajuda a manter ossos e dentes mais fortes e saudáveis. Sabe-se também que o agrião é uma das melhores fontes de vitamina K muito importante à saúde óssea, ela ajuda a absorção do cálcio, promove o fortalecimento e formação dos ossos.

O agrião alivia o stress, a depressão e a ansiedade: Este vegetal é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam aliviar sintomas do stress, ansiedade, depressão, melhoram a memoria e promovem a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono e o apetite.


As principais vantagens de consumir agrião


  1. Têm efeitos preventivos e curativos contra o cancro.
  2. Favorece a digestão e previne a prisão de ventre por ser rico em fibras.
  3. Combate a anemia.
  4. Ajuda a combater resfriados e alivia problemas respiratórios 
  5. Melhora o funcionamento do fígado
  6. Combate o excesso de ácido úrico
  7. Têm efeitos cicatrizantes, quando usado em cataplasma sobre as feridas.
  8. Combate infecções urinarias. Leia mais sobre a infecção urinária
  9. Melhora a sensação de bem estar e a memoria.
  10. Combate o raquitismo
  11. Auxilia nos diabetes, fazendo baixar o índice de açúcar no sangue.
  12. Melhora a saúde da tiróide.

Receitas naturais com agrião


Sumo de agrião: Uma saudável bebida com benefícios e propriedades curativas, que auxiliam principalmente o trato respiratório, sendo muito benéfica nas crises de bronquite e de asma.
Coloque no copo do liquidificador o sumo de uma laranja e um punhado de folhas e talos de agriões, triture até ficar com aparência homogénea. Beba de imediato sem coar, faça-o três vezes ao dia no intervalo das refeições.

Chá de agrião: Esta bebida é usada com fim anti inflamatório no caso de gripe, catarro no peito, tosse e bronquite.
Acrescente meia chávena de folhas e talos de agrião a 100 ml de água fervente, abafe e deixe tapado até amornar. De seguida coe a mistura e acrescente uma colher de sopa de mel. Beba 4 colheres de sopa desta infusão medicinal três vezes ao dia.

Contra indicações e efeitos colaterais do agrião


O agrião quando consumido em excesso pode provocar irritações nas mucosas do estômago e nas vias urinárias.

Este vegetal é contra indicado no inicio da gestação, sob risco de provocar aborto.

Curiosidades sobre o agrião


Os Romanos consumiam esta planta medicinal com o fim de manter a libido, os monges tomavam-no para desintoxicar o corpo e na idade média era usado no combate do escorbuto. Actualmente é considerado um dos vegetais mais nutritivos.

Deve-se dar preferência ao consumo do agrião em cru, a fim de manter todas as suas vitaminas e substancias benéficas intactas.

O agrião é originário da Europa e da Ásia e é consumido em quase todo o mundo. A planta cujo nome cientifico é Nasturtium officinale, pertence à família das crucíferas, assim como as couves.
Popularmente também é conhecido por cardamia jontana, mastruço dos rios, rabaça dos rios, berro, cardomo dos rios, entre outros.

2 comentários:

  1. Nossa!Muito esclarecedor. Verei o agrião com outros olhos agora.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de tomar chã de agrião e saboros.com essas propriedades melhor ainda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...