Propriedades terapêuticas: diurética, laxante, antioxidante, vermifuga, omenagoga (aumenta o fluxo menstrual), sudorífera, depurativa, purificante e emoliente.
Na medicina popular é utilizada contra as infecções do fígado, dos rins e da bexiga, na redução do febre e da obstipação.
Principais benefícios da beldroega para a saúde
Problemas de pele- O suco obtido das folhas de beldroega têm propriedades emolientes, anti inflamatórias, anti irritante e analgésicas, que atenuam vários males de pele como eczema, queimaduras, acne, dermatite, rosácea. O cataplasma das folhas frescas esmagadas atua no alivio das picadas de insectos e na cicatrização de feridas, alivia a inflamação, a dor e acelera o processo de cicatrização.
Prevenção de doenças cardiovasculares- A beldroega é uma das maiores fontes de omega 3 entre os vegetais de folha verde, um ácido gordo que potencia a redução das doenças cardíacas e atua na diminuição do colesterol.
Melhora a visão- A beldroega é uma excelente fonte de vitamina A, um anti oxidante natural que contribui para a saúde dos olhos.
Previne a prisão de ventre e melhora os quadros de hemorróides- A beldroega é uma boa fonte de fibras, que são essenciais ao bom funcionamento do intestino. Melhoram e limpam o trato digestivo das toxinas, o que permite a prevenção de várias doenças. Veja mais aqui: fibras alimentares como funcionam
Combate os parasitas intestinais- As pequenas sementes pretas da beldroega quando consumidas combatem os parasitas intestinais.
Curiosidades da Beldroega
Muitos pensam que a beldroega é venenosa, porém é uma crença descabida, ela é muito saborosa, saudável e "gratuita". Ela cresce como uma infestante, com uma grande capacidade de reprodução e é facilmente encontrado no meio da horta ou até no meio da calçada. Contudo é preciso ter cuidado e não colher as plantas que se encontrem em locais contaminados.
A beldroega é muito rica em vitamina C, já era usada no passado pelos descobridores e pelos marinheiros para combater o escorbuto.
Nome populares: Beldroega, portulaca, baldroega, Maria gorda, erva gorda, onze horas, salada de negro, porcelana, caaponga, beldroega da horta.
Se pretende um conhecimento mais profundo desta planta, sugiro que veja aqui: Estudos realizados com a beldroega "Portulaca Oleracea"
Contra indicações da beldroega
Esta planta deve ser consumida com moderação, para além de todos os seus benefícios medicinais a beldroega apresenta ácido oxálico, que em doses elevadas pode ser tóxico. Tal como acontece como o espinafre e muitas outras plantas. (Conheça os benefícios e os contra do espinafre)
Então não é 100% segura para o consumo!
ResponderExcluirEu gostaria de comer essa planta,colocare ela no meu cardápio, agora já sei o quanto estamos errando sobre essa benção de Deus, agora deu vontade de come,lá,kkk
ResponderExcluirComia muito quando era criança, morava na roça e lá tem bastante, eu adoro beldroega.
ResponderExcluir